terça-feira, 14 de junho de 2011

O CAVALO ENCANTADO



O Cavalo Encantado


Em fins do século XVIII, viviam naquela rica região campesina inúmeros índios cavaleiros da tribo dos valentes Minuanos. Entre eles, havia o filho de um cacique, moço muito invejoso, chamado Jaguaretê-Piré (couro de tigre). Este índio amava apaixonadamente a linda e esquiva Poty-poran (Flor bela), amada , também, por Inhanca-Guará (cabeça de pássaro), a quem a mesma preferia. Roído de ciúmes e despeito, Jaguareté-Piré deliberou fazer uma emboscada ao seu rival para matá-lo. Assim, ao passar pela Lagoa Parobé, viu, no meio de uma quadrilha de baguais, um enorme cavalo de crinas prateadas, de um pêlo muito negro, luzidio e macio como veludo.
Fazendo menção de boleá-lo, o belo animal, a princípio tão arisco, parou subitamente. Após prendê-lo no laço, Jaguareté-Piré falou: "Agora sim, Poty-Poran há de querer-me, preferindo-me ao meu rival". E assim dizendo, meteu as rédeas no animal, colocou o lombo um couro de veado que lhe servia de sela e, cingindo a cabeça um capacete de penas de avestruz, montou o lindo bagual seguindo em direção ao acampamento de Poty-Poran.
Não tinha, porém, galopado meia quadra, quando o cavalo formou um salto, ou mais propriamente um vôo, e, fendendo os ares em direção à lagoa, atirou-se no meio dela, desaparecendo para sempre com o cavaleiro. Os índios da valente tribo guarani deram então à Lagoa Parobé o nome de Lagoa do Cavalo Encantado.
..........................................


SLEIPNIR


Na mitologia nórdica, Sleipnir é a montaria mágica de Odin. O lendário corcel de oito patas é o ser mais rápido entre os planos. O seu nome significasuave ou aquele que plana no ar. Ele também é associado com as palavras esguio e escorregadio.


O NASCIMENTO DE SLEIPNIR


Thor, O Matador de Gigantes, estava longe de Asgard matando gigantes no norte, quando um hrimthurs, disfarçado como um humano pedreiro, ofereceu-se para reconstruir a muralha em torno de Asgard em troca do sol, da lua, e da deusa Freya. Os deuses aceitaram, pensando que seria um bom negócio, uma vez que parte da muralha já estava caindo aos pedaços. Além disso, o gigante precisaria completar o seu trabalho em apenas seis meses, pois Thor retornaria no final deste prazo e o mataria. O gigante fez somente uma pergunta: poderia usar o seu garanhão (cavalo) cinza, Svadilfari (traduzindo, "escravo", ou possivelmente "condenado"). Loki rapidamente aceitou o acordo, antes que qualquer outro deus pudesse fazer uma objeção. Usando o garanhão, o gigante começou a construção da muralha, e receberia o sol, a lua e Freya. Os deuses, vendo isso, ficaram furiosos com Loki, e disseram que, caso eles perdessem, o torturariam eternamente (o que aconteceu de outra forma). Então, enquanto Svadilfari estava carregando o último tijolo para completar a muralha, Loki transformou-se em uma linda éguabranca, e atraiu o garanhão para longe, irritando o gigante, que começou a destruir a muralha de tanta raiva. Assim, enquanto destruia a muralha, Thor apareceu e esmagou o gigante com o seu martelo Mjolnir. Loki, mais tarde, deu à luz Sleipnir, a montaria de Odin, que é descendente do garanhão cinza Svadilfari e Loki enquanto "ele" era uma linda égua branca.
Em Ragnarok Online, Sleipnir é o nome de um par de botas que aumenta atributos do usuário, e existe uma Quest do Selo, onde é contada esta versão acima, do nascimento do cavalo de 8 pernas. Em Cavaleiros do Zodíaco, um cavalo de 8 pernas era o símbolo de Hagen de Merack.
No jogo online WYD(With Your Destiny)Sleipnir é uma montaria que se iguala a um unicórnio de armadura


AS EDDAS


De acordo com a Edda em prosa, Loki retornou à Asgard e deu à luz o cavalo de oito patas para Odin, dizendo a ele que o cavalo era o mais ágil na Terra e levaria Odin sobre o mar, através dos céus e até à terra dos mortos. De acordo com Sigrdrífumál na Edda poética, Sleipnir possuia runas esculpidas em seus dentes




ORIGEM E INTERPRETAÇÃO


Foi sugerido que Sleipnir, por ter oito patas, seria a simbologia de quatro homens carregando um caixão, pois ele podia levar o seu cavaleiro até o mundo dos mortos. Há também a hipótese de que se refere a um cavalo real que possuia três patas, uma manifestação genética chamada polidactilia que, ocasionalmente, ocorre nas patas posteriores ou anteriores de um cavalo. Tal anomalia, geralmente, não representa um risco ao animal. Apesar de rara, ela já foi vista em um cavalo que Júlio César montou em diversas batalhas, reforçando esta teoria no mito.
OUTRAS IDÉIAS


Ásbyrgi (literalmente, "Forte dos Aesir") no nordeste da Islândia diz-se ter sido criada quando o casco de Sleipnir encostou no chão. Uma estátua feita de açode Sleipnir, é um dos destaques da cidade Wednesbury (que significa Monte de Odin), localizada na terra média do Reino Unido.
FORMAS FAMILIARES


O nome de Sleipnir, às vezes, é traduzido como "Sleipner", especialmente, em trabalhos populares. Essa forma escrita é uma das mais utilizadas na Escandinávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...