sábado, 18 de junho de 2011

A PIASA




A Piasa ou "Pássaro que devora homens" é um animal mitológico da América do Norte. Ela tem cara e patas de urso, e uma cauda tão grande que pode dar três voltas ao redor de seu corpo. Ela costumava atacar tribos indígenas da América do Norte.


O Bird ou Piasa Piasa é um nativo americano monstro descrito em um dos dois murais pintados por nativos americanos em blefes (cliffsides) acima do rio Mississipi . A sua localização original no final de um penhasco de calcário no condado de Madison, Illinois entre os atuais Alton, Illinois e Grafton. A ilustração Piasa original já não existe, uma versão mais recente, baseado em parte no século 19 desenhos e litografias, foi colocado em uma ribanceira, em Alton, Illinois , várias centenas de metros a montante da sua origem. O calcário de qualidade é inadequado para a realização de uma imagem, e a pintura deve ser restaurado regularmente. O site original da pintura era uma camada de alta qualidade de litografia de calcário, que foi extraído principalmente de distância no final de 1870 pelo Lime Mississippi Company.


O antigo mural foi criado antes da chegada de qualquer europeu exploradores da região, e possivelmente antes de 1200 CE. Pode ter sido uma antiga Iconografia da grande cultura Mississippian cidade de Cahokia , que começou a desenvolver cerca de 900 CE. A localização da imagem estava no portão "rio bluff" para o Bottoms americano vale, o site de Cahokia , a maior cidade pré-histórica do norte do México e um dos principais chefias . Cahokia estava em seu pico cerca de 1200 CE, com 20.000 a 30.000 habitantes. Bird ícones, como falcões e os homens das aves, foram um motivo comum da cultura Cahokia. O Piasa pode ter sido pintado como um símbolo para advertir estranhos 'viagem pelo rio Mississipi que estavam entrando em território Cahokia.
Como a área foi historicamente explorados e resolvidos em primeiro lugar pelos europeus de descendência francesa, o nome "Piasa" pode ser uma adaptação do paillissa francesa, que significa paliçada ou blefe rio. Um "pássaro paillissa" pode ter se tornou conhecido em Inglês Americano como "Piasa": o pássaro sobre a falésia. O mapa de 1797-1798 do explorador francês Nicolas Finiels mostra as falésias acima do Piasa rotulados como Hauteurs De Paillisa (arquivos de código fonte de Versalhes, França "" Carte d'une Partie Du Cours Du Mississipi "):. Parcial (fonte Veja Costa 2005: 297)
O nome Piasa, pronunciado em Inglês / paɪ.əsɔ ː / PYE-ə-vi , também pode ter sido derivado do nativo americano de Miami-Illinois páyiihsa palavra (cf.Anishinaabe : apa'iins (ag), "pouca gente. Este foi o seu nome para pequenas, sobrenatural anões disse para atacar os viajantes. Local reivindicações que a palavra "Piasa" significava "o pássaro que devora homens" ou "ave do espírito do mal" não são exatos, nem com base na língua Illinois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...