quarta-feira, 15 de junho de 2011

AS GARGULAS



Gárgula vem do francês, a palavra " gargouille ", que deriva do latim Gargula (garganta) A palavra gargouille refere-se ao ruído que é produzido pela passagem de um líquido através de um tubo, então o primeiro gárgulas eram chamados de "taps" . Mas todos os gárgulas de pedra não são representados por toques simples (toque na palavra vem da mitologia grega, era um animal de cabeça de águia e corpo de leão) costumava ser sempre seres fabulosos, monstruosa, terrível, irônico, infernal, com formas humana, animal ou mistura de ambos, de desprezo, com expressões distorcidas, com algumas posições de moda, lançamento de água através dos furos, cuspir, vômito, chorando, urinando ... Embora as gárgulas de pedra são funções simbólicas e decorativas, o seu alvo principal era para evacuar a água. A idéia de uma projeção de decoração, através da qual a água foi expulso do edifício tem sido conhecida desde a antiguidade, sendo utilizada por egípcios, gregos, etruscos e romanos. Estas últimas foram utilizadas gárgulas decorativos mais como ralos, como visto na cidade de Pompéia.



Algumas das gárgulas que tear de catedrais e igrejas estão zombando gestos

Quando o termo gárgula é nomeado em outro idioma, a tradução é sempre relacionada com sua estrutura arquitetônica. Em italiano é chamado de " Gronda sporgente "significa bico de projeção, em alemão" wasserspeider ", que significa água cuspir, e tal como referido no" Francês gargouille "derivado do latim, ou" Inglês gárgula "derivado do latim e francês.

Stone gárgula com a função de drenar a água da chuva e do curso de decoração

A origem das gárgulas vem da Idade Média, e alguns mitos sobre as gárgulas são anteriores a essa época. As gárgulas aparecem pela primeira vez no início do século XII. As gárgulas medievais eram usadas para fins práticos, a condução da água da chuva para longe das paredes de pedra para mantê-los contra danos ou erosão ocorreu. É na época gótica, especialmente durante o século XIII, quando eles se tornam o sistema de drenagem de escolha, embora nem todos eles têm esse utilitário. As gárgulas de pedra são normalmente localizados nos estribos, nos contrafortes ou cornijas. As gárgulas são seres imaginários, geralmente esculpida em pedra com características grotescas. Um dos primeiros a ser descoberto foram as gárgulas de Notre-Dame e na catedral de Lyon. Se você visitar estas catedrais, como podemos ver que aparece nas bordas olhar atento.



Imagem de uma gárgula de pedra, de aspecto assustador, encostado no parapeito da Catedral de Notre-Dam

As gárgulas são geralmente sempre aparecem agrupados, quase nunca aparecem sozinhos, muitas vezes ocorrem em registros agrupados, geralmente em cima de igrejas e catedrais. Os projetos e as formas das gárgulas de pedra foram proliferando cada vez mais, o gótico primeiro foram apenas feitas, mas pouco a pouco foram criando novos caminhos, para se transformar em verdadeiras obras de arte. Deve ser dito que o gótico sempre foi mais realista do que o românico, mas o assunto de gárgulas, não podemos dizer, no estilo românico parecia ter fascínio por criaturas grotescas e monstruosas. A partir do século XIII e as gárgulas se tornou mais complexo, utilizando figuras de animais cada vez menos os que estavam substituindo figuras humanas, com uma grande, muito exagerado e caricatural.



Fila de gárgulas de pedra no topo da catedral de León

Os temas demoníacos deixado de ser usado no século XV, que foram as posturas e expressões faciais exageradas, perdendo todo o significado religioso e se concentrando mais nos quadrinhos. Notavelmente, não foi possível encontrar duas gárgulas igual o que demonstra a grande criatividade e inventividade de seus criadores. Há uma abundância da variedade de formas, classes e, portanto, os significados dessas gárgulas de pedra, o que torna muito difícil de decifrar o seu significado exato. Gárgulas também foram encontrados em lugares onde as igrejas e catedrais, como em casas particulares e edifícios seculares.

Há várias interpretações, mitos e lendas que nos falam as gárgulas, o motivo da sua existência, aparência e função.
Existe uma lenda que diz que foi o início das gárgulas, criação. A Lenda é um dragão chamado La gargouille , um monstro com retas, pescoço comprido, focinho fino, mandíbulas poderosas, as asas fibroso, que viveu em uma caverna perto do rio Sena. destruiu tudo o que você estava, engolindo navios e cuspindo água. Para tentar superar a sua má conduta de pessoas que conviveram com ele em Rouen, que realizavam sacrifícios humanos. Em 600 um sacerdote cristão, Romanus, veio a Rouen, a fim de chegar a um pacto com o dragão, com a condição de que as pessoas que foram batizadas e construiu uma igreja para o culto católico. Romano, o padre conseguiu dominar o dragão com o único sinal da cruz, por isso tornou-se um animal dócil, que aceitaram ser transferidos para a cidade, amarrado com uma corda simples. O gargouille foi queimado na fogueira, com exceção de sua boca e pescoço, usado para o sopro ardente do animal recusou-se a queimar, em vista disso, decidiu-se montá-los no conselho, como um lembrete dos tempos ruins tinha passado para os moradores. Esta lenda explica a origem da palavra como sinônimo de gárgula cuspindo água com facilidade, por que essas esculturas foram feitas principalmente nas cornijas das igrejas e catedrais.



Gárgula vem da ação da água cuspir facilmente

Mas o mito do gárgula nasceu na Grécia antiga, onde criaturas com corpo de leão e asas de águia e cabeça (torneiras) prestou assistência e abrigo aos homens. Este mito é perdido por um tempo, mas no revival gótico volta para as gárgulas de pedra como um novo componente escultórica, com aparições burlescas, que lhes deu grandes poderes e misterioso. O mito explica que as gárgulas foram criados para ajudar o homem, na hora que este era mais desamparados, à noite, quando o sol não brilha. Então quando o sol apareceu as gárgulas eram ainda, inerte, até o anoitecer, depois veio a vida e voou para acompanhar e prestar auxílio aos necessitados. Mas as gárgulas também necessária para proteger o homem, ao nascer do sol como eles estavam completamente desamparados, e poderá ser demolido. Portanto, as gárgulas e os homens fizeram um pacto, que foi finalmente quebrado por um homem que destruiu uma das gárgulas por medo ou inconsciência.



O mito grego nos diz que as gárgulas foram criados para proteger o homem

Outra interpretação das gárgulas é que as almas não estão sendo autorizados a entrar na catedral por seus pecados, para que eles sejam impedidos de entrar e sempre estão nas portas das igrejas e catedrais não pode entrar neles. Neste caso, poderia justificar o aspecto aterrador das gárgulas, que lhes deu um vislumbre do que poderia acontecer a eles os pecadores.

Muitos historiadores acreditam que as gárgulas de pedra eram tutores ou protetores da igreja, cuja função era protegê-la do diabo. Esses gárgulas protetoras eram chamados de "apotropaicos" a partir do adjetivo grego apotrepein (fora), para afastar as trevas e influências malignas. Esses personagens foram usados ​​por várias civilizações para marcar o espaço divino.



Há uma abundância de gárgulas, de diferentes tipos, tamanhos, temas e são todos diferentes

Por outro lado, também pensei que as gárgulas de pedra, eram representações do diabo, tão presente nos tempos medievais, que recordou aos cristãos a necessidade de seguir os mandamentos religiosos, se eles queriam escapar do inferno. Assim, muitas das gárgulas representando dragões, demônios, demônios ... todos os símbolos do mal para o cristianismo da Idade Média. Essas gárgulas são muitos traços e características que os tornam demoníaca: orelhas pontudas, chifres, dentes, asas, cauda, ​​pés ... Então, todos esses gárgulas foram associados com o mal.

Muitas pessoas pensaram que a pedra gárgulas escultores medievais foram criados pelos homens para demonstrar a existência de um mundo imperfeito, onde houve um dualismo entre o bem (no interior da catedral ou igreja) e mau (fora) e não só para fins decorativos.

Existem muitos mitos sobre o papel das gárgulas, alguns historiadores acreditavam que eles eram guardiões protetores, outros que eram as almas dos pecadores, e até mesmo representando o diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...