sábado, 18 de junho de 2011

A MORTE




A Morte ou personificação da Morte é uma entidade presente no imaginário de várias sociedades desde os primeiros registros históricos. Na cultura ocidental, a morte é associada à figura do ceifador, um esqueleto que porta uma gadanha (sendo que tal imagem geralmente é associada ao "quarto cavaleiro do apocalipse", Apocalipse 6. 8, a a gadanha, Apocalipse 14. 14-16). Normalmente, o ceifador veste uma longa capa negra com capuz de modo que apenas seus olhos possam ser vistos..
A morte também uma figura mitológica que tem existido na mitologia e na cultura popular desde o surgimento dos contadores de histórias. Na mitologia grega,Tânatos seria o deus Morte, e Hades, o deus do mundo da morte.
O ceifador também aparece nas cartas de tarô e em vários trabalhos televisivos e cinematográficos. Uma das formas dessa personificação é um grande personagem da série Discworld de Terry Pratchett, com grande parte dos romances centrando-se nela como personagem principal.
Uma personificação incomum da morte Death (Sandman) aparece no romance gráfico de Neil Gaiman, Sandman. A Morte também é personagem das histórias dos personagens de Maurício de Sousa na Turma do Penadinho e também é personagem do desenho norte-americano As terríveis aventuras de Billy e Mandy "The Grim Adventures of Billy and Mandy". Existe também uma representação bem humorada da morte no desenho Uma família da pesada "Family Guy".
Outra aparição da Morte enquanto alegoria está no trabalho de Ingmar Bergman, O Sétimo Selo "Det sjunde inseglet", no qual o protagonista joga um jogo de xadrez contra a Morte na praia - essa cena é parodiada no filme Bill and Ted's Bogus Journey (onde os protagonistas viajam no tempo dentro de uma cabine telefónica).
Uma curiosidade é que no oriente a morte também tem uma personificação, chamado de shinigami (lit.: Deus da morte)
A morte também aparece no jogo eletrônico Dante's Inferno, em que o próprio Dante a mata e usa sua foice como arma. A morte também faz aparições na serie de jogos Castlevania da Konami, sendo que a cada jogo ela é personificada de forma diferente, na serie para Nintendo DS ela foi personificada como um tipo de Samurai. (Castlevania: Portrait Of Ruin - KonamiJP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...